Processo Perceptivo

16-05-2010 21:16

            A sensação é o processo pelo qual recebemos informação, externa e interna ao organismo, através dos órgãos dos sentidos.

            A percepção é o processo cognitivo pelo qual damos sentido ao mundo.

            O processo perceptivo tem uma série de características: é um processo complexo, engloba todos os órgãos dos sentidos, implica a pessoa na sua totalidade (capacidades cognitivas, fisiológicas e experiências), implica categorizar a informação e organizá-la em esquemas perceptivos, é um processo activo, é um processo adaptativo que envolve a construção de significados.

            O processo perceptivo é influenciado por muitos factores como as expectativas, a motivação, os valores e as atitudes, as experiências passadas, o grupo social de pertença e a cultura.

            A percepção envolve processos fisiológicos, cognitivos, interpessoais e socioculturais, implica processar a informação que nos chega no momento e implica a existência de esquemas preexistentes que orientam todo o processo e que são passíveis de mudança.

 

1.      Importância da Percepção Social na vida Quotidiana

A percepção social é o processo pelo qual conhecemos e compreendemos os outros, interpretarmos e damos sentido ao seu comportamento.

A percepção social implica formarmos impressões dos outros, atribuímos causas ao seu comportamento e categorizá-los.

A percepção do meio físico e do meio social tem aspectos semelhantes: ajuda-nos a estruturar e a dar sentido À realidade; procuramos os elementos que se mantêm da informação; filtramos a informação, dando-lhe um significado. Mas também apresentam diferenças: as pessoas têm intenções e são semelhantes a nós e, por isso, fazemos inferências do seu comportamento; a percepção social dá-se em situações dinâmicas de interacção; as pessoas possuem características que não são observáveis à primeira vista.

O autoconceito é a forma como nos percebemos a nós próprios e é composto pela auto-imagem e pela auto-estima. O autoconceito constrói-se nas relações interpessoais e muda ao longo da vida.

A auto-estima refere-se à imagem corporal. A auto-estima corresponde aos aspectos avaliativos e afectivos do autoconceito. É a forma como nos avaliamos a nós próprios. Comporta uma série de dimensões como as características físicas, as capacidades e os desempenhos, os estados afectivos ou os valores. Podemos gostar de nós em todas estas dimensões ou valorizarmo-nos mais numas do que noutras.