Desenvolvimento

 

Desenvolvimento Motor

    O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas.

    Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interacção com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança.

    O desenvolvimento motor deve respeitar três regras gerais:

  • Progressão céfalo-caudal, que refere à progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direcção aos pés;
  • Progressão proximodistal, que se refere a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, a partir do centro do corpo para as suas partes mais distantes;
  • Progressão de acção concentrada para específica, visto que parte da linha média do corpo para os membros inferiores e superiores.

 

Desenvolvimento Sensorial

    O desenvolvimento sensorial abrange os todos os cinco sentidos do ser humano:

  • Sabores (paladar)
  • Cheiros (olfacto)
  • Sons (auditivo)
  • Imagens (visão)
  • Percepção de profundidade
  • Tacto

 

Maturação física na adolescência

 

    A Adolescência é definida como o período de crescimento/desenvolvimento que ocorre entre o inicio da puberdade e a maturidade física e emocional. As raparigas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os rapazes, tendo tendência para atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade.

    A adolescência nas jovens começa por volta dos 11 anos de idade e vai até os 16. Nos rapazes, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Depois os 14 anos aproximadamente, os rapazes são, em geral, mais pesados e altos que as raparigas.

    Nos rapazes, as alterações físicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos órgãos genitais, o aparecimento de pêlos púbicos, na face e nas axilas, e a voz torna-se mais grave. Nas raparigas, as mamas crescem, surgem pêlos púbicos e também nas axilas, e tem então início a menstruação. A maioria dos adolescentes torna-se fértil 2 a 3 anos após a puberdade.

    As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem pelo mau humor conhecido dos adolescentes.