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22-04-2010 12:45

    O Projecto Milwaukee, foi um programa que surgiu por volta de 1960, com o objectivo de melhorar os QIs e a realização escolar de crianças de risco e para estudar os efeitos da estimulação intelectual em crianças que habitam em ambientes desfavorecidos.

Após um estudo estatístico de Rick Heber, à cidade de Milwaukee, a sua atenção recai sobre uma zona que apresentava um panorama negativo no que diz respeito a aspectos socioeconómicos, onde as crianças eram “etiquetadas” como mentalmente retardadas.

    Para a realização deste projecto Heber selecciono 40 recém-nascidos do distrito, todos de mães com QIs abaixo dos 80 e em muitos casos o pai era ausente, os que colocou aleatoriamente num grupo experimental e num grupo de controlo. As mães do primeiro receberam formação profissional e doméstica e quanto às crianças, foram enviadas para centros de estimulação infantil, onde foram submetidas a um programa educacional até aos 6 anos, idade a que seguiam para escolas locais.

    Ambos os grupos do projecto foram testados em número igual de vezes, concluindo-se que no grupo experimental os QIs eram mais elevados relativamente ao grupo de controlo. Com o abandono do programa verificou-se um decréscimo no QIs dos dois grupos.

    Apesar do sucesso do projecto, o seu investigador e colaboradores foram condenados e presos por abuso, em grande escala, do financiamento federal para fins privados, colocando todo este projecto em causa.

    Em paralelo, surge nos EUA o High/Scope, um método utilizado em jardins de infância e ensino básico, baseado nas ideias de Piaget, em que as crianças desempenham um papel activo no seu processo de aprendizagem, alcançando todos os aspectos do seu desenvolvimento, contando com a colaboração de agentes educativos. Nestas escolas, as salas incorporam diferentes actividades, às quais as crianças devem ser capazes de aceder autonomamente e a assumir a responsabilidade dessas áreas, seguindo um plano sequencial de tarefas e procedendo-se, no fim, a uma reflexão do trabalho realizado.

    David Weikart, director dos serviços especiais na Ypsilanti (Michigan), interessou-se cada vez mais pelo elevado número de escolas de risco de bairros pobres. Deste modo, colaborou num pré-projecto de Perry em que eram discutidas mudanças dos métodos de ensino.

    Fora da configuração normal das escolas tradicionais, Weikart procurou abrir primeiro pré-escolas centrando-se na maturação intelectual das crianças. Era pretendido, assim, um programa que, legitimasse uma base sólida de técnicas de ensino-aprendizagem, apoiasse o talento das crianças e utilizasse agentes educativos para sustentar o seu sucesso.

 

 

 

Trabalho realizado por: Juliana Vaz, Marianna Cardoso, Rita Monteiro