Head Start

21-04-2010 18:54

    

    O Head Start é um programa educativo fundado por Lyndon Johnson em 1965 e é desenvolvido para crianças, desde o nascimento até aos 5 anos, as quais os pais não têm possibilidades económicas para garantir uma educação de qualidade. É um programa coordenado pelo Departamento de Saúde dos E.U.A e pelos Serviços Humanos. Tem, não só, como grande objectivo preparar as crianças para o Infantário como também serve de auxílio a mães e crianças necessitadas.

    Antes de qualquer criança entrar no programa, a família em questão passa por uma qualificação financeira ao qual a criança pode ser aceite ou não. Normalmente estes programas encontram-se cheios e é claro que tenta acolher os mais desfavorecidos, logo uma família que esteja com um nível económico baixo pode mesmo assim nunca vir a ter possibilidades de entrar no programa.

    O programa já conta com mais de 40 anos, pois a sua necessidade e o seu sucesso têm vindo a sentir-se. Um estudo revelado pelo Governo em 2005 demonstra que as crianças que conseguem entrar no programa chegam aos Jardins-de-infância com um aumento ligeiro de Q.I, estando assim mais preparadas para aprender. No entanto em 2004, verificou-se que essas mesmas crianças demonstravam um nível baixo de sociabilidade com os outros em seu redor e, a longo prazo, verificavam-se também certos comportamentos inapropriados. Outros estudos demonstram também que o programa beneficia mais as crianças de raça branca que de outras raças.

    Parece, portanto, haver algumas falhas em relação a este programa, no entanto estas falhas podem ser ajustadas e melhoradas fazendo alguns estudos com o objectivo de uma maior taxa de sucesso, pois é importante para a sociedade existir programas que beneficiem as crianças desfavorecidas e as suas famílias para um futuro melhor.

 

 

 

Trabalho realizado por: Alexandra Oliveira, Ana Cláudia Ferreira, Carlota Ferreira.