Método Experimental

 

    Watson, acha que se pode estudar directamente o comportamento observável, isto é, a resposta (.R) de um indivíduo a um dado estímulo(E) do ambiente.

E   --->   R

Isto é, para o mesmo estímulo obtemos sempre a mesma resposta

 

R   =   f (S)

A resposta está condicionada pela situação ou estímulo 

   

    O mesmo tenta decompor o seu objecto – o comportamento – nos seus elementos e explicá-los de forma objectiva. Deve recorrer ao método experimental.

    O Método Experimental baseia-se no método científico comum à maioria das ciências. É defendido pelo Behaviorismo mas utilizado por outras correntes de psicologia. O seu objectivo é permitir conhecimentos sobre comportamentos comuns a um grupo de pessoas.

 

    Fases do método

  1. Hipótese Prévia - Estabelecimento de uma relação causa-efeito explicativa de uma situação. Pretende relacionar a presença de um facto (situação) com a modificação de outro (comportamento).

  1. Experimentação - Fase de verificação da hipótese. Nesta fase é determinante o rigor das observações e controlo da situação experimental. 

  1.  

    3.1. Controlo de variáveis - Elementos que constituem a situação de estudo relativamente à alteração ou manifestação de um comportamento cuja natureza se desconhece. O objectivo desta fase é comprovar se o efeito que a variáveis independentes provocam na variável dependente é aquele que se supusera na hipótese.

        § Dependente - Elemento que constitui a modificação do comportamento a explicar surgindo como a variável de resposta, consequência da variável independente.

        § Independente -  São os factores supostamente responsáveis pela situação e que vamos manipular e controlar para verificar a variável dependente. Aparecem ligadas à situação ou à personalidade.

        § Externas - Elementos de uma experiência que não são controláveis ou sucedem inesperadamente mas que podem influenciar uma experiência, podendo-se estudar essas condicionantes relativamente ao sujeito, ao observador, às condições.

    

    3.2   Registo de observações - Para garantir o rigor das observações e permitir a análise dos dados por investigadores independentes

    

    3.3   Controlo de condições - Validação da informação