Objecto da Psicologia

 

    A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.

    Estudo científico significa que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, compreender e explicar os factos psíquicos. Não se limitando a observar, acumular e catalogar factos, pois isso diz respeito à sabedoria popular, que assenta em teorias implícitas do comportamento das pessoas e dos outros.

    Os comportamentos, sendo observáveis, são tudo aquilo que fazemos como forma de nos relacionarmos e adaptarmos ao meio (falar alto, correr, corar, etc.).

    Os processos mentais são os pensamentos, os desejos, os sonhos ou a imaginação. São processos internos, subjectivos, conscientes ou inconscientes, que não são directamente observáveis e cuja função, tal como o comportamento observável, é a relação e a adaptação ao meio.    

    Estudar os comportamentos e os processos mentais significa compreender os indivíduos, os grupos a que pertencem, e os contextos onde se relacionam, entendidos como realidades diferenciadas. Significa também compreender, na sua globalidade, a vida das pessoas.

    A relação entre os comportamentos e os processos mentais é muito complexa, não existindo relações de causalidade. Por isso, existem muitas perspectivas de análise do comportamento e dos processos mentais e das suas relações, e muitas metodologias para os estudar.

    Apesar desta complexidade, os psicólogos estão de acordo sobre o facto de a psicologia ter quatro objectivos fundamentais: descrever, explicar, prever e mudar os comportamentos e os processos mentais.

    Contudo, a psicologia, como qualquer outra ciência, não tem respostas finais e definitivas. É mais frequente uma investigação levantar um conjunto de questões do que dar respostas óbvias.