LEV VYGOTSKY

 

            Lev Vygotsky desenvolveu a Teoria Socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do sujeito nas actividades sociais.

Ele propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.

Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente.

O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada.

  Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo, o conhecimento sózinho, Vygostky via o desenvolviemnto cognitivo como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança.

 Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.

 Um pressuposto básico de Vygotsky é a de que durante o curso do desenvolvimento, tudo aparece duas vezes:

•      1º a criança entra em contacto com o ambiente social, o que ocorre ao nível interpessoal.  

•      Depois a criança entra em contacto com ela própria, num nível intrapessoal.

 

Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo

·         Vygostsky sublinhou as influências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:

- O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social;

- A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos;

Cada cultura tem o seu próprio impacto;

- O conhecimento depende da experiência social.

·         A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.

·         Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).

·         Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual.

·         Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.


Zona de Desenvolvimento Proximal — O mentor “orienta”/ “andaima” (“scaffolds”) a aprendizagem e o aprendiz desenvolve novos conhecimentos utilizando tarefas de aprendizagem apropriadas ao seu desenvolvimento.

 

Implicações na Educação

·         Participação activa do sujeito e aceitação das diferenças individuais;

·         Descoberta assistida vs. Descoberta independente (Piaget);

·         Jogo do faz de conta é o contexto ideal para promover o desenvolvimento cognitivo;

·         Promove aprendizagem cooperativa;

·         Actividades entre estudantes de diferentes níveis competências;

·         Acompanhamento e utilização da ZDP da criança;

·         Utilizar os pares com mais competências como professores;

·         Monitorização e encorajamento da linguagem/discurso interior;

·         A instrução em contextos significativos;

·         Transformação da sala de aula.

 

 

 

Método de Lev Viygotsky