Desenvolvimento da Personalidade: continuidade e mudança

 

    Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

    O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

    Julia Berryman afirma que, no geral, a personalidade não se modifica substancialmente à medida que envelhecemos (a estabilidade da personalidade é uma característica mais frequente do que a mudança) e que, normalmente, uma mudança muito marcada na personalidade durante a velhice denota problemas de saúde. Bernice Neugarten afirmou que, ao longo da vida, as características essenciais do indivíduo tornam-se mais salientes e vincadas e que os desejos não concretizados na fase inicial da vida ressurgem de forma mais completa.

 

 

Crise da Maia Idade

    A chamada crise da meia-idade, conhecida popularmente como “crise dos 40 anos”, é caracterizada por um período de transição da idade adulta para uma fase de avaliação e reafirmação da vida profissional e emocional. Normalmente este período compreende a idade entre quarenta e cinquenta anos, porém, pode variar de pessoa para pessoa.

 

Nas Mulheres

    A Menopausa designa o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente ocorre entre os 45 e 50 anos. Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano.

    O termo menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual.

    Durante a menopausa a vida da mulher é marcada por alterações hormonais, as quais são o anúncio do fim do seu ciclo menstrual e, consequentemente, da capacidade reprodutiva.

    Muitas outras alterações afectam as mulheres neste período, trazendo, por vezes, consequências nefastas. Todavia, é possível contornar e minorar estes efeitos.