ERIK ERIKSON

 

Desenvolvimento Psicossocial

 

CONCEPÇÃO DE ERIKSON

Segundo Erikson, o desenvolvimento decorre ao longo de toda a vida por estádios sequenciais, que se organizam em função das características da nossa sociedade. Em cada estádio, o ser humano tem de lidar com uma tarefa de desenvolvimento mental e resolver um determinado conflito.

Este conflito resulta da interacção entre as necessidades psicológicas do indivíduo e as pressões sociais. Todas as tarefas e conflitos identificados por Erikson estão presentes desde as fases iniciais do desenvolvimento, mas tornam-se predominantes em diferentes etapas da vida, definindo em cada uma delas uma crise com a qual o individuo tem de lidar.

 

O PAPEL DA CRISE NO DESENVOLVIMENTO

A crise não é vista como algo negativo, mas como um momento fundamental para o desenvolvimento, em que o individuo se depara com duas direcções opostas (Bipolar), uma positiva, outra negativa, fase as quais se vai posicionar. Para o desenvolvimento da pessoa, é essencial que prevaleça a dimensão positiva, mas para que a crise se resolva tem que existir primeiro uma síntese entre os dois pólos. É um momento de grande vulnerabilidade, mas também de grande potencial de aprendizagem e crescimento pessoal. Através da resolução do conflito, o indivíduo adquire novas capacidades que lhe permitem novas possibilidades de desenvolvimento. No entanto, estas novas possibilidades também fazem com que as exigências sociais aumentem, criando um novo conflito. Quando um conflito não é bem resolvido, vai afectar a resolução dos conflitos posteriores.

 

OS ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

Um desenvolvimento equilibrado e bem sucedido depende da resolução conveniente do conflito próprio de cada estádio, de modo a que a vertente positiva predomine.

 

 

Momentos significativos do Desenvolvimento

 

A vinculação ou apego

Com o corte do cordão umbilical termina uma ligação física muito íntima em relação à mãe e começa a desenvolver-se uma ligação emocional e afectiva cuja qualidade terá impacto na adaptação à realidade.

A vinculação é uma ligação física e psicológica muito íntima entre duas pessoas, caracterizada pela afeição mútua e pelo desejo de manterem proximidades.

O primeiro vínculo afectivo que se estabelece na primeira infância é muito importante porque é o ponto de partida para envolvimentos emocionais e sociais posteriores. Isto é, é crucial para um desenvolvimento saudável porque funciona, em certa medida, como um protótipo para as relações futuras.

O modo como se processa a relação mãe-bebe tem forte impacto no desenvolvimento do indivíduo ao nível da auto-estima, da confiança, da capacidade de relacionamento interpessoal equilibrada, na segurança, exploração do mundo envolvente e independência.

 

EXPERIÊNCIAS ETOLÓGICAS DE HARLOW

Harlow com a sua experiência com macacos constatou que a necessidade de contacto aconchegante era uma base mais forte para a formação de um vinculo do que a satisfação da fome ou da necessidade de sucção.

A origem da vinculação é inata: A necessidade de vinculação é biológica, isto é, herdamos potenciais para vir a ter laços emocionais. O que é preciso é ter-mos oportunidade de aprendizagem para esses laços se desenvolverem.

 

 

Erik Erikson - Desenvolvimento Psicosocial