Investigações de Krech

 

    Certas drogras podem aumentar a capacidade de aprendizagem do organismo e outras substâncias poderão promover a capacidade do organismo reter o que foi aprendido. Contudo, David Krech argumentou que o contrário poderá também ser verdade.

    Krech seleccionou doze pares de ratos gémeos e distribuiu-os aleatoriamente em dois grupos, conseguindo controlar as possíveis diferenças genéticas.

 

    Um grupo de ratos foi criado num ambiente estimulante:

  • gaiola equipada com escadas, rodas e outros brinquedos para ratos; 
  • todos os dias estes ratos saíam das gaiolas durante trinta minutos;
  • foram treinados a executar várias tarefas de aprendizagem;
  • recebiam um leque rico e variado de estímulos.

 

    O outro grupo de ratos foi criado num ambiente de estímulos homogéneos:

  • viviam sozinhos;
  • viviam em gaiolas pouco iluminadas;
  • raramente alguém lhes tocava;
  • nunca podiam sair das gaiolas.

    

    Apesar destas diferenças, todos os ratos recebiam a mesma alimentação.

    Ao fim de cerca de três meses, todos os ratos foram sacrificados e os seus cérebros analisados morfológica e quimicamente. Os cérebros dos ratos estimulados eram química e estruturalmente diferentes dos seus irmãos. O córtex era mais volumoso, mais profundo e mais pesado nos ratos estimulados.

    Foram identificados três componentes que contribuíram para o aumento no tamanho do cérebro:

  1. um aumento no número de células glia;
  2. um aumento de tamanho dos citoplasmas e do núcleo das células;
  3. um aumento do diâmetro dos vasis sanguíneos que abastecem o córtex.

 

    Os cérebros também diferiam em termos químicos. Os dos animais estimulados apresentavam quantidades maiores de uma enzima que prepara as células nervosas para novas transmissões neuronais (acetilcolinesterase).

    Krech demonstrou que o facto de se proporcionar uma variedade de estímulos e de respostas no início da vida destes ratos, causava mudanças químicas e estruturais nos seus cérebros e aumentava a sua capacidade para aprender e resolver problemas.